terça-feira, 19 de maio de 2009

Mês da Família: Descaminhos que destroem uma família. Gn. 19.


Todo mundo quer ter uma vida familiar organizada e em harmonia. Mas nem sempre é assim. Além da várias lutas e cargas que trazemos do passado, o relacionamento familiar também traz consigo a carga das más decisões tomadas. A culpa da destruição de uma família não pode ser creditada a uma pessoa em específico ou há circunstâncias isoladas. Vamos olhar para a família de Ló. Temos a tendência de achar que a destruição que sobreveio sobre a família de Ló foi causada pelo fato de sua esposa escolher um caminho errado. Na verdade, quando a família está em crise, assim como Adão procurou em Eva um culpado, temos a tendência de procurar culpados. Na verdade, a história de Ló não se resume à destruição de Sodoma e Gomorra ou na escolha errada de sua mulher, e sim num conjunto de caminhos errados que tomamos que nos afastam da paz e da harmonia no lar. Então, para trazer a harmonia de volta ao nosso lar, temos que olhar lá atrás e ver qual foi o caminho errado que tomamos. Veja os descaminhos que levou a família de Ló à destruição e procure fugir deles.

Ló tomou decisões ignorando família.
Ló saiu da Mesopotâmia junto com a família de seu tio, Abrão (Gn. 13. 1-13. Por causa de uma pequena disputa entre os pastores de ambos, Ló decidiu seguir seu caminho, para longe de seu tio (Para longe da Benção), olhando apenas para os benefícios financeiros que obteria ao escolher morar próximo a Sodoma e Gomorra, levando seus rebanhos à bons pastos, ignorando o bem estar de sua família e o fato de que os moradores destas cidades eram maus.

Ló deixou família ser influenciada por uma cultura má.
A sua família se adaptou aos maus costumes dos moradores daquelas cidades. E mais! Misturou-se com aqueles moradores, dando suas filhas em casamento naquele lugar (Gn. 19. 14), negligenciando a benção que era manter sua família longe de uma cultura má.

Ló tratou os de fora melhor que os de casa.
Ao receber os mesmos anjos que foram recebidos por Abrão, Ló se viu na pressão de entregar aqueles homens aos desejos dos moradores de Sodoma, para que eles praticassem o mal contra suas visitas. Ló tentou resolver o problema entregando suas filhas, virgens, aos moradores de Sodoma, tratando os de fora melhor que suas próprias filhas (Gn. 19. 7-8).

A mulher de Ló olhou pra trás

O pecado da mulher de Ló não foi simplesmente olhar pra trás; mas foi também desejar o que ficou pra trás. Ela tinha se acostumado com a perversidade dos moradores de Sodoma e sentiu saudade disso. Gn. 19. 17-26.

As filhas de Ló tomaram má decisão seguindo o mesmo caminho de seus pais
Suas filhas cometeram uma profunda falta de respeito e demonstraram que as más decisões tomadas pelos seus pais influenciaram as suas decisões. Elas engravidaram do próprio pai (Gn. 19. 31-36). Foram mais fundo no poço por achar que já estava tudo perdido.

Não cometa os mesmos erros da família de Ló. Sua família é convidada a viver em paz, em harmonia e a construir um futuro onde todos são felizes e abençoados. Se aproxime de Deus, e não trilhe o caminho da destruição. Volte-se para a promessa de benção para a família.

Volte sua família para o caminho abençoado!
Pr. Fernando Lemos

Nenhum comentário: